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CHIRIPÁ

Saiote, primitivo, indígena, morteiro ou à oriental

O chiripá do tipo saiote era primitivamente usado pelos índios como “pano de decência” introduzido pelos jesuítas, sendo mais um elemertarguedanke encontrado na indumentária típica do gaúcho.

Espécie de tanga elegante, usada, de diversos panos, pelo gaúcho, desde o mais fino ao mais grosseiro. Costumava-se dizer “Filho de china é piá, côvado e meio de pano é chiripá”. (JACQUES, 1912, p. 167)

Côvado foi uma medida de comprimento usada por diversas civilizações antigas. Era baseado no comprimento do antebraço, da ponta do dedo médio até o cotovelo. O côvado era usado regularmente por vários povos antigos, entre eles os babilônios, egípcios e hebreus. O côvado real dos antigos egípcios media 50 cm. O dos romanos media 45 cm.

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Numa linha histórica, essa peça tem origem anterior daquele chiripá tido como fralda, no entanto, continuou a ser usado mesmo depois da introdução deste último, decaindo aos poucos até sua completa extinção como costume.

Segundo Paixão Côrtes (1978) nos Campos de Cima da Serra, Planalto Médio e Alto Uruguai, o chiripá da fronteira (fralda) não teve uso, sendo assim, entendemos que, nessas regiões, a transição do chiripá para a bombacha deu-se do saiote e não do tipo fralda. Obviamente, estamos falando de peças icônicas, pois a calça transitou nos  costumes em todas essas épocas em variáveis tipos, no nosso entendimento, a calça não identifica necessariamente o gaúcho como os chiripás e a bombacha.

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debret-chiripa-saiote-charruas-civilizados-indios-gauchos

O saiote, tipificado como indumentária do gaúcho, foi retratado nas telas de Debret, no entanto, diferente de todas as descrições dos demais viajantes e informantes que descrevem o saiote como sendo de comprimento na altura mediana dos joelhos, Debret ilustrou os saiotes um tanto curtos, o que dá margem para alguns historiadores teorizarem que o pintor não viu pessoalmente tais peças, valendo-se de descrições de outrem.

Jean Baptiste Debret, Gaúchos condutores de Tropas – Charruas Civilizados. 1834.

FUNCIONALIDADE:
Cobrir a parte superior das pernas, o transpasse da direita para a esquerda é funcional para quem monta a cavalo, já que sempre se monta pela esquerda. Seu comprimento (meio do joelho) é funcional à mobilidade.

COMO USAR:
Sobre as ceroulas (franjadas ou não), vestindo-se da direita para a esquerda em transpasse que termina sobre a perna esquerda. Preso por cordões na cintura e sob a faixa brasileira, ou guaiaca, ou ainda, por ambas.

TECIDOS:
Algodão, linho, lã e mesclas (picote), de diversas qualidades e em padrões lisos.

CORES:
Sóbrias e neutras, como cinza, marrom, bege em seus variados tons; frias, como verdes e azuis; e as quentes como as rubras e mostardas (para as cores quentes e frias usar do bom senso é fundamental para não aparecer nos tablados saiotes “azul calcinha” “laranja canetinha” e etc.); não se empregavam aviamentos.

CORTE E COSTURA:
Em média, se o pano for enfestado (hoje o pano enfestado mede em média 1,5m) precisaremos da altura medida entre a cintura e o joelho e mais uma diferença para tirar as “tiras” que amarram a peça, observando que quanto maior a medida da cintura, mais pano será necessário. É comum fazer-se pequenas pregas (sem pesponto) em torno de toda a parte superior da peça para deixá-la mais folgada nas cadeiras. A barra pode ter bainha simples ou pequenas franjas desfiadas da própria peça (em torno de 2 dedos).

DIMENSÕES DA PEÇA:
Na altura (comprimento) vai da cintura até metade dos joelhos, observando a facilidade de movimentação, a peça é “enrolada” no corpo mais ou menos em uma volta e um terço em torno da cintura;

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Textos: Giovani Primieri | Fotos: Lidiane Hein | Diagramação: Lucas Negri
Fonte: PRIMIERI, Giovani. Indumentária Gaúcha - dos Bailes Antigos aos Tablados. Porto Alegre: Martins Livreiro-Editora, 2022.

Tem alguma dúvida a respeito do lenço na indumentária gaúcha? Deixe abaixo nos comentários que iremos responder.

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